Resenhas e Comentários

FE CLAYTON30/04/2012


Incrível, diferente e surpreendente.
Recebi o livro de uma amiga que vive em Portugal, confesso nunca ter ouvido falar do autor, mas sinceramente, me surpreendi. Andrew o filho de um assassino em série foragido da polícia, é traumatizado, tímido e diferente dos outros garotos da mesma idade. O passado do pai tem grande influência nisso. Matar casais não compatíveis, e garotos adotados, esse é o perfil de Charles Polaróide. O livro começa a ganhar corpo quando Andrew conhece Lorenzo, um garoto que é adotado por Louis, vizinho e melhor amigo de Charles. Um teste e tanto para o terrível pai de Andrew. Mas, por amor a família, de uma maneira surpreendente, Charles luta contra seus instintos e consegue aproximar-se de Lorenzo, que em outros tempos seria mais uma de suas possíveis vítimas. A relação de amizade entre Andrew e Lorenzo é mágica e descrita pelo autor de forma poética. Quem já teve um grande amigo de infância entenderá bem o que quero dizer. Mas, infelizmente, tudo começa a mudar quando cartas ameaçadoras começam a chegar e ameaçar os dois amigos. A pessoa que os ameaça usa as mesmas táticas de Charles, pai de Andrew. À partir daí, o livro surpreende. É impossível parar de ler. São vários suspeitos e nenhuma pista, tudo encaminhando para um dos finais mais surpreendentes que já vi. Diferente de tudo que poderia imaginar. Recomendadíssimo. Um livro diferente. Um suspense escrito de forma leve, e que mostra questões importantes, como amizade e principalmente o poder que o amor pela família pode ter na mente de um criminoso. Pretendo estudá-lo com meus alunos.




RESENHA BLOG LEITURAS DO CORVO DE PORTUGAL
Andrew é o filho de um conhecido serial killer que, depois de uma elaborada fuga da prisão, decidiu abandonar a vida do crime. Para Andrew, o passado do pai nunca foi um segredo, ainda que nunca conhecesse por completo as complexidades do caso, mas a verdade é que nunca pensou ter de sofrer as consequências do passado do pai. Mas quando ele e o melhor amigo começam a receber cartas ameaçadoras como presságio de crimes por suceder, Andrew e Lorenzo sabem que não terão paz enquanto não descobrirem a identidade do desconhecido que os atormenta. O problema é que talvez haja demasiados suspeitos e nenhuma linha que seguir, enquanto as pessoas que lhes são mais próximas sofrem as consequências. Poderá o culpado ser o próprio pai de Andrew que voltou à sua vida anterior? Ou o jornalista demasiado interessado no passado? Ou ainda o amigo que abriu a Andrew todas as portas para uma vida melhor? O tempo passa... as cartas sucedem-se... e, a cada uma delas, o inimigo está mais perto...
Narrado na primeira pessoa e com um enredo de ritmo intenso, este livro cativa, em primeiro lugar, pela mistura de estranheza e de normalidade que define a vida de um protagonista. Andrew é o filho de um serial killer e a identidade do pai nunca foi um segredo. Apesar disso, no início do livro, a sua vida caracteriza-se, em grande medida, pelos sonhos e aspirações de uma criança normal. A amizade com Lorenzo e a promessa de uma lealdade a toda a prova cria um forte contraste com uma vida familiar definida por um conhecimento que a torna disfuncional, dando a Andrew, a criança um pouco lenta de raciocínio e que todos julgam incapaz de alcançar seja o que for, um lado de bondade que impressiona precisamente por ser inesperado, tendo em conta o contexto do seu crescimento.
Cria-se, portanto, uma estranha empatia para com o protagonista, empatia que vai evoluir a partir do momento em que a sua paz é quebrada, dando lugar a um enredo intenso, onde a acção e o mistério se conjugam para definir um ritmo viciante, numa narrativa cheia de surpresas, com um toque de sinistro e onde ninguém é realmente o que parece.
A escrita é directa, centrada no relato dos acontecimentos, mas pautada por alguns momentos de reflexão que vêm consolidar a proximidade construída pela narração na primeira pessoa. Fica, nalguns momentos, a curiosidade em saber mais sobre as restantes personagens, já que o ponto de vista do protagonista limita um pouco essa perspectiva. Por outro lado, ao conhecer só o ponto de vista de Andrew e a sua linha de raciocínio, o mistério da identidade do autor das cartas mantém-se durante mais tempo, contribuindo para um final bastante surpreendente.
Trata-se, portanto, de uma leitura cativante, com uma história surpreendente e um protagonista que, na sua história disfuncional, cria uma inesperada empatia pela estranha normalidade que define os seus sonhos... bem como pelo seu inesperado lado de bondade. Misteriosa e envolvente, uma boa história.




Livro Maravilhoso! Me surpreendeu.
Charles Polaróide. Um terrível serial killer – assassinava crianças adotivas e casais de namorados. 

Ao receber um induto e sair da prisão para visitar a família, Charles fugiu, e nunca mais voltou para a cadeia. 

Casou-se com sua namorada e com ela tem um filho – Andrew. Nome de uma das vitimas de seus terríveis crimes. 

Agora - fora da prisão, Charles Polaróide abandonou os crimes. Sua única preocupação passou a ser cuidar de sua esposa e de seu filho.

Andrew teve uma infância muito conturbada. Os atos do passado de seu pai o atormentavam. Cresceu ao lado de Lorenzo – filho adotivo do vizinho Louis – que foi quem acolheu Charles Polaróide logo que este escapou da prisão. Charles sempre foi muito grato por tudo o que Sr.Louis fez por ele e por sua família, e sempre dizia a Andrew que só estão vivos, graças ao Sr.Louis.

Andrew e Lorenzo se tornam amigos inseparáveis, cresceram juntos. Até que um dia, uma simples carta muda para sempre o destino de Andrew, Lorenzo e de todos os envolvidos nesta trama. É o inicio de um pesadelo.

No envelope, os dizeres: “Não leia esta carta”. Andrew e Lorenzo começam a sofrer ameaças de um assassino em série. Várias vítimas começam a surgir na cena do crime, e as cartas de ameaças a Lorenzo e Andrew passam a se tornar constantes.

“Aquele marginal, fosse ele quem fosse, estava me manipulando feito uma marionete, ele tinha o controle total da minha vida. Se é que eu poderia chamar aquilo de vida”. Pág.122

E agora, quem será o autor destas cartas? E qual o motivo de tantas ameaças?

Um suspense eletrizante, que com certeza, te prenderá do inicio ao fim!

Super recomendado!

http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com





*Li o livro em PDF, antes da publicação original, então pode ser que o número de página no exemplar impresso seja diferente.

“Comecei a dar valor às pequenas coisas, e percebi que na medida em que envelhecia eu não aprendia nada, apenas desaprendia. Desaprendi a sorrir, a amar, a tratar as pessoas sempre com um sorriso e a perdoar prontamente.”
Charles é um assassino conhecido por matar casais em que a moça é mais bonita que o rapaz (por não julgá-lo merecedor de tanta beleza) e crianças adotadas. Ele recebe o sobrenome de Polaróide por sempre tirar uma foto junto aos corpos mortos.
Sua história é conhecida por toda a região e seu assassinato mais comentado é de Andrew e sua namorada. Charles foi preso, mas depois de diversas tentativas de fuga, conhece um advogado que o tira da cadeia temporariamente. No entanto, ele foge e nunca mais é encontrado. O assassino mora numa pequena casa com sua esposa e seu pequeno filho – a quem, propositalmente, deu o nome de Andrew.
Para ganhar a casa, Polaróide mente para sr. Louis, seu bom vizinho que dá a casa à família. Os dias vão passando e Andrew conhece mais sobre a história de seu pai. Louis adota Lorenzo, um menino cujos pais morreram num acidente. Quando fica sabendo, Polaróide bate no homem, porém sua esposa intervém e acaba com a briga. Depois das desculpas ditas, Lorenzo torna-se o melhor amigo de Andrew e eles juram fidelidade um ao outro.
Os anos passam, os garotos crescem e continuam sendo amigos, porém vários acontecimentos vem à tona e a amizade deles se abala um pouco até começarem a aparecer algumas cartas misteriosas cheias de ameaças aos garotos...
Agora eles tem de se unir para descobrir quem é o mais novo assassino, porém existem muitos suspeitos....
Não Leia Essa Carta é um suspense de arrepiar! Darlan escreveu tudo de maneira impressionante que deixa qualquer um de boca aberta. Ele conduz a história num ritmo rápido e, em dois dias terminei a leitura. Eu ia lendo e mal podia esperar para descobrir todos os mistérios desse livro! É cheio de acontecimentos entrelaçados... De tirar o fôlego!
Eu mesma fiquei desconfiando de um personagem por todo o livro e até fiquei imaginando o final, mas de repente aconteceu uma coisa que destruiu todas as minhas conclusões levou a um final... BRILHANTE! Nunca, nuuuuuuuuunca que eu ia imaginar aquele final. Super indicado!

P.S.: Preciso confessar uma coisa: estava lendo esse livro numa noite, sozinha em casa. Começou a escurecer e ventar... A leitura me prendia que eu nem conseguia levantar. Depois de um tempo o vento ficou mais forte e fui fechar as janelas morrendo de medo de ser esfaqueada pelas costas. Sério, foi tenso. x_x








Nenhum comentário:

Postar um comentário